Saúde Social

Exame laboratorial: como confiar?

Você já deve ter visto ou ouvido algum caso em que o resultado do exame laboratorial levantou algum tipo de dúvida. Isso é muito comum e muitas pessoas são inseguras em relação à confiabilidade da credibilidade do laboratório escolhido. Eles coletam seu sangue ou qualquer outro material para realizar o exame e daí ninguém sabe o que acontece depois, posteriormente você apenas recebe um papel com os números indicando o que você tem, se esse processo é seguro ninguém sabe. Outra problema é o valor de referência, alguns laboratórios tem valores diferentes que confundem o paciente. Para identificar o diagnóstico, muitos precisam recorrer à regra de 3 para entender o que está se passando em seu corpo. Para ter certeza e segurança quanto ao laboratório e ao processo da busca pelos resultados, é necessário observar certos pontos que muitas vezes passam despercebidos

  • Primeiramente é preciso observar a limpeza dos ambientes. Desde a entrada até aos banheiros. Por se tratar de um local que necessita de extremo cuidado com a limpeza, a higienização deve ser ponto primordial para escolher o laboratório.
  • Outro fator que merece atenção do paciente, é em relação a coleta do material que será examinado. Prestar atenção nas agulhas utilizadas e no uniforme do profissional que está fazendo a coleta também é preciso. O uso de luvas é primordial nesse processo.
  • Valores de referência: Opte por laboratórios que usam das referências mais comuns para não te confundir na hora da leitura do resultado.
  • Se você estiver em dúvida em relação à estrutura, solicite uma visita assistida a todos os ambientes comuns do laboratório, assim você ficará mais seguro em relação à sua escolha.
  • Por último e não menos importante é o atendimento. Por mais que isso não interfira no resultado do exame,  ser bem atendido, se sentir bem dentro do laboratório também é um ponto a se considerar.

Cuidar da saúde é extremamente importante e demanda atenção em relação aos profissionais escolhidos. Os exames laboratoriais são pontos primordiais nos diagnósticos e devem receber tanta atenção quanto a escolha do médico.